segunda-feira, 6 de abril de 2015

Perfil AOR-BRAZIL

Este site está localizado na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro/Brasil...

Funcionará basicamente como uma revista eletrônica, voltada para o público brasileiro, trazendo até aos leitores as novidades, artigos, resenhas, entrevistas, etc.

Por ser o Brasil, um país que tem suas rádios voltada para um público não apreciador da música AOR, não tenho qualquer staff localizado em lugar nenhum, por isso, estarei linkado com os melhores veículos especializados no assunto para fornecer uma verdadeira perspectiva global do melhor do AOR/Melodic Rock para os internautas apreciadores da boa música.


Bem vindo ao AOR-BRAZIL!


Este site é um modesto tributo dedicado à música de alta qualidade e ao mundo do Melodic Rock e AOR também conhecido como ‘Album Oriented Rock’ (Rock Orientado para Álbum (CD)) ou ‘Adult Oriented Rock’ (Rock Orientado para Adulto), você é quem trilha em que caminho guiar seu ponto de vista.

Um encontro que ninguém poderia prever; o Rock Progressivo e o Hard Rock, filhotes dos últimos anos 60, foram se cruzar nos últimos anos 70 para produzir um formato grandiloqüente e asséptico de Rock que só funciona em grandes espaços triturantes como ginásios e arenas (daí o primeiro nome dado a este estilo: Arena Rock).

Características básicas: primeiramente era uma interminável e competentíssima de todos os clichês possíveis e imagináveis dos dois gêneros, ou seja, um baixo forte marcando, solos plangentes de guitarra, forro de sintetizadores, e um quase perfeito anonimato (isso em termos de caras fortes, ou melhor ainda, visual) de seus executantes.

Militantes: Boston, Toto, Journey, Foreigner, Kansas, Styx, REO Speedwagon, etc.

A ênfase se dá nos vocais, nas ricas melodias das guitarras e os teclados intercalando-se, e na atenção especial para as letras.

As canções que lembram imediatamente o estilo AOR são: Boston - 'More Than A Feeling', Journey - 'Who's Crying Now', Toto - 'Hold The Line' e Foreigner - 'Waiting For A Girl Like You', REO Speedwagon – ‘Keep on Loving You’, Styx – ‘Babe’, etc... E claro, este estilo não está confinado somente nos EUA, onde isso tudo começou.

A cena agora tem uma forte base em lugares como Itália, Suécia e Alemanha, e leais fãs no Reino Unido, Portugal, Austrália e Japão. E por que não podemos colocar o Brasil?!!! E essa a intenção aqui de divulgar para os fãs deste estilo um pouco desse cenário que de um modo geral se funde hoje em dia com o Hard Rock. Sim, AOR tem tudo a ver com o Hard Rock, porém com uma visão mais adulta para o Rock. Exemplo: Numa canção dentro do AOR, na parte do solo pode cair bem um solo de Sax, flauta e/ou harmônica, tranqüilamente. E não tão somente a guitarra.

Estilo este que nos dão infindáveis horas de prazer musical.

Como um fã de longa data, gostaria de compartilhar meu entusiasmo, experiências e visões com pessoas apreciadoras de um bom som, bem como os recém-chegados ao estilo. Se nós pudermos, juntos, fazer pelo menos um pouco para ajudar a promover esta grande música e todos os talentosos artistas – Bem, então teremos tido êxito neste trabalho.

Lembre-se: ajude os artistas comprando seus álbuns, pedindo que suas canções sejam tocadas nas rádios!!! Passar dos trinta anos de idade não é desculpa para tornar-se um preguiçoso.

Então, se você gostaria de ver o AOR/Melodic Rock tocando hoje nas rádios, tendo shows no Brasil, ou seja, tendo um razoável sucesso como nos bons tempos dos anúncios do cigarro Hollywood, teremos que agitar e espalhar esta música.


Eu espero que o AOR-BRAZIL possa, de alguma forma, estar contribuindo para o fortalecimento dessa cena aqui do Brasil e também possa estar dando inspiração a você.

Sinta-se livre para contactar-me com questões ou comentários.


ATENÇÃO

Os links postados aqui foram encontrados na internet, e de forma nenhuma não é minha intenção espalhar a pirataria.

Nenhum comentário:

AORBRAZIL


Rádio AORBRAZIL: Melódico acima de tudo!!