domingo, 5 de agosto de 2018

3.2 - The Rules Have Changed (2018)

O novo álbum do cantor, multi-instrumentista e produtor Robert Berry, “The Rules Have Changed”, será lançado sob o nome 3.2 on Frontiers Music em 10 de agosto de 2018. O álbum completo contará com contribuições musicais do falecido Keith Emerson , a quem Berry era um colega de banda na banda 3. Este é o último projeto musical em que Emerson esteve envolvido antes de sua morte prematura em 2016.

A relação de trabalho entre Emerson e Berry começou em 1987, quando o ex-produtor do Yes Brian Lane e Carl Palmer organizaram um encontro entre os dois prolíficos músicos. O plano era formar uma banda mais melódica e voltada para músicas, comparada às complexas composições de rock sinfônico para as quais Emerson, Lake e Palmer eram conhecidos, o que permitiria que Emerson, Berry e Palmer seguissem os passos do sucesso da Ásia original e GTR desfrutaram aquele período. O resultado dessa colaboração entre Emerson, Berry e Palmer foi a banda 3 e o álbum "... To The Power Of Three" foi lançado mundialmente pela Geffen Records em 1988. O primeiro single "Talkin 'Bout" alcançou a posição #9 nas paradas da Billboard e a banda visitou os EUA com sucesso para apoiar o álbum. Com o sucesso do primeiro lançamento, Geffen insistiu para banda a voltar ao estúdio para começar a trabalhar em um segundo álbum, mas Emerson se sentiu desconfortável com a estratégia sufocante e inconsistente da Geffen, que acabou abrindo o sucesso do primeiro álbum, consequentemente levando a banda a encerrar. No momento da dissolução da banda, várias músicas já foram escritas para o segundo lançamento da banda, com algumas das músicas mais tarde sendo lançadas no álbum solo de Robert Berry, “Pilgrimage to a point”. Em outubro de 2015, conversas sobre um novo álbum 3 começaram entre Robert Berry e o presidente da Frontiers, Serafino Perugino, como Robert estava falando com Emerson sobre o lançamento do álbum da banda. Berry retransmitiu essas conversas para Emerson e, por sua vez, provocou um entusiasmo revivido por ele em busca do projeto. A troca de ideias musicais acabou por preparar o terreno para “The Rules Have Changed”. Depois da morte de Emerson em 2016, Berry ficou com as últimas ideias musicais de Emerson para o projeto. De antigas fitas cassetes, partes de teclado escritas ao telefone e longas discussões entre os dois amigos sobre estilo, o quadro do álbum estava pronto para ser trazido à vida. Depois de vários meses de luto e contemplação sobre o que fazer com essas canções e fragmentos musicais de Emerson, Robert decidiu retomar o trabalho sobre o material que foi criado e criar um disco que acabaria sendo uma homenagem ao legado musical de Keith Emerson. e, ao mesmo tempo, re-energizar e atualizar o estilo musical iniciado com 3 a 30 anos atrás.

"Keith e eu desenvolvemos juntos uma visão de como seria o novo álbum", explica Berry. "Houve muitas vezes nos últimos 30 anos desde que 3 haviam saído que Keith tocou em uma sessão para mim ou nós apenas conversamos sobre O novo álbum é composto por alguns 3 últimos escritos de 1988, alguns recém-escritos últimos esforços de Keith e algumas canções escritas exclusivamente por mim após a morte de Keith ".

O resultado final é “The Rules Have Changed”, um reinício do projeto original 3, centrado nos incríveis talentos musicais de Robert Berry. Este é um disco que merece ser ouvido por todos os fãs do grande Keith Emerson e inclui muitas e requintadas aventuras musicais, que todo fã de música progressiva terá prazer em experimentar e desfrutar.

“A cada segundo que eu escrevia, gravava e tocava essas músicas, eu tinha uma coisa em mente”, diz Berry. “A frase ... 'o que Keith faria' ... me levou, me guiou, consumiu minha criatividade. Foi tão importante para mim cumprir a nossa visão para este álbum. Eu acredito que Keith trabalhou através de mim. Eu especialmente senti ele comigo quando eu fiz os solos. As músicas que nós tínhamos trabalhado juntos, mas os solos foram improvisados ​​durante a gravação. Você vai ouvir o seu reflexo chegando nos solos. Os solos são tocados por mim, mas ao mesmo tempo também por ele. Eu nunca diria que eu estava nem perto de ser o músico que Keith era. Mas eu acredito que você pode ouvir seu espírito no som e no meu tocar. Estou muito orgulhoso desse álbum. Eu não posso afirmar, mas acho que de alguma forma ele está orgulhoso dos resultados também. ”

Fonte: frontiers.it

Track listing
1. One By One
2. Powerful Man
3. The Rules Have Changed
4. Our Bond
5. What You’re Dreaming Now
6. Somebody’s Watching
7. This Letter
8. Your Mark On The World

Line-up
Robert Berry
Keith Emerson
Carl Palmer


Nenhum comentário:

AORBRAZIL


Rádio AORBRAZIL: Melódico acima de tudo!!