Darren se juntou a Thin Lizzy de Philip Lynott com a tenra idade de dezoito anos e desfrutou de cinco grandes anos com a banda em turnê extensivamente, ao lado do renomado guitarrista Scott Gorham, do baterista Brian Downey, dos guitarristas Snowy White (Pink Floyd), Gary Moore e John Sykes (Whitesnake). Trabalhando em estreita colaboração com Philip Lynott, Darren também gravou álbuns clássicos de Thin Lizzy, como "Chinatown", "Renegade" e "Thunder And Lightning", para os quais Wharton co-escreveu três músicas, incluindo o hit "The Sun Goes Down". Infelizmente, este último seria o último álbum de estúdio de Thin Lizzy e em 1986 Darren Wharton retornou à sua cidade natal de Manchester onde, como uma saída para seu desejo criativo de compor, ele trabalhou com o jovem guitarrista Oldham Vinny Burns, formando sua própria banda. Após a estréia de "Out Of The Silence", o segundo álbum do Dare foi o explosivo "Blood From Stone" (1988), produzido por Keith Olsen (Whitesnake, Scorpions). Infelizmente este foi o último álbum gravado pela A & M Records depois que a empresa foi vendida para a PolyGram em 1993. Em 1994, Thin Lizzy se reformou e Wharton se viu de volta com seus velhos amigos Scott Gorham, Brian Downey, John Sykes e Marco Mendoza, tocando para embalar o público em todo o mundo. Mas, em 2000, a Wharton decidiu deixar o Lizzy e voltou seu foco para o Dare.
Vivendo agora nas montanhas escarpadas do norte de Gales e trabalhando em seu próprio estúdio, Wharton logo voltou a escrever. O primeiro álbum da imprensa foi o majestoso "Calm Before The Storm" (1998). Em seguida, seguiu os lançamentos "Belief" (2001) e "Beneath The Shining Water" (2004), cada um dos quais ganhou cobertura de rádio nacional da BBC 2. "Arc Of The Dawn" (2009) foi o seguinte, e contou com a capa clássica de "Emerald" do Thin Lizzy, e foi novamente tocada na rádio Planet Rock. Cada álbum adicionou novas dimensões ao som único que agora era sinônimo do Dare.
Por esta altura, o amigo de longa data de Darren e guitarrista original, Vinny Burns, estava agora firmemente de volta à banda. Com Kev Whitehead na bateria, "Nigel Clutterbuck do álbum "Blood From Stone" no baixo e Marc Roberts nas músicas ao vivo, a formação de Dare nunca foi tão forte em 2016. Dare lançou seu tão aguardado 7º álbum de estúdio "Sacred Ground" (2016).
"Sacred Ground" encantou os fãs de Dare em todos os lugares, e depois de receber críticas espetaculares da imprensa européia e britânica, rapidamente liderou as paradas da Amazon Rock em quatro países, alcançando o 1º lugar no Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itália. Após o sucesso das paradas nacionais na Suécia, Dare também alcançou novos patamares nos Estados Unidos, alcançando o 12º lugar nas paradas americanas da Amazon Rock e 2º lugar nas paradas japonesas de importações internacionais.
Após apresentações aclamadas no Reino Unido, Rockingham, London Roundhouse, Rock Of Ages na Alemanha, Sweden Rock Festival, Espanha, Atenas, Noruega, a reputação da banda cresceu de força em força, restabelecendo o status cult de Dare na Europa, Reino Unido e no mundo. Com o primeiro single "On My Own" sendo listado na Planet Rock Radio por mais de 3 meses, a banda mais uma vez se viu de volta ao topo da cena AOR.
Agora, 2018 promete ser outro grande capítulo no livro de Dare, enquanto a banda celebra seu 30º aniversário com um lançamento especial de seu primeiro álbum "Out Of The Silence". "Out Of The Silence II" foi completamente regravado ou nas próprias palavras de Wharton "assumiu uma nova vida". Com um som mais rock e pesado que a versão original, esta nova e fresca gravação irá preparar o palco para a turnê européia da banda, que começou no Shepherd's Bush Empire em 18 de maio deste ano. Com um novo álbum de estúdio marcado para 2019, está claro que Dare está de volta para ficar e pronto para balançar!
Fonte: germusica.com
Faixas do álbum:
1. Abandon
2. Into The Fire
3. Nothing Is Stronger Than Love
4. Runaway
5. Under The Sun
6. The Raindance
7. King Of Spades
8. Heartbreaker
9. Return The Heart
10. Don't Let Go
Formação:
Darren Wharton
Vinnie Burns
Kev Whitehead
Marc Roberts
Nigel Clutterbuck
"Fora do silêncio II" no Spotify:
https://open.spotify.com/album/5LtEcw795bdxkhyftVI1Ao
Nenhum comentário:
Postar um comentário